quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sofística 4

S o f í s t i c a
A A r t e d e F i l o s o f a r

P r e l i m i n a r e s

Tendo como pano de fundo os Professores Protágoras, Górgias e Isócrates, Mestres Sofistas, os primeiros a desenvolver a Sofística nas regiões gregas da Antiguidade, séculos IV e V a.C., buscaremos aqui mostrar e demonstrar como se faz Filosofia, como fundamentar pontos de vista e pensamentos importantes, articular idéias novas e conhecimentos diferentes, sempre apresentando o modo filosófico de construir teorias, palavras e ideologias, a partir do Modelo Sofista, cujo conteúdo servirá de paradigma para a "A Arte de Filosofar". Assim de acordo com o exemplo da Sofística, conjunto de ideologias financiadas por capital, bancadas por reis, governadores e presidentes, de definições incertas e duvidosas, de princípios sem base científica, desvirtuadores do povo e alienadores da realidade, indeterministas até certo ponto e niilistas até demais. Deste modo, mostraremos aqui como se constrói o Filosofar tendo como raizes a Sofística, sua importância no dia a dia, e como é capaz de se tornar a base fundamental de teorias de toda espécie, ideologias diversas e pensamentos variados, que vão interferir nos destinos da sociedade, nos caminhos de comunidades inteiras e na vivência e prática de quase toda a humanidade. Portanto, a partir da Sofística, vamos Filosofar!


1 . A s R e g r a s d o D i s c u r s o

O s g r a n d e s S o f i s t a s e s e u s s e g u i d o r e s c o m o G ó r g i a s , P r o t á g o r a s e I s ó c r a t e s , c o m o t e m p o e s u a p r á t i c a r e t ó r i c a d e s e n v o l v e r a m a s p r i n c i p a i s r e g r a s d o d i s c u r s o f e i t o c o m p e r s u a s ã o , i n t e n ç õ e s n e m s e m p r e b e m d e f i n i d a s e i n t e r e s s e s t a l v e z m a l r e s o l v i d o s , p o i s l u c r a v a m c o m s e u c o m é r c i o d e i d é i a s e i n t e r c â m b i o d e p a l a v r a s , a p e l a n d o p a r a u m a a r g u m e n t a ç ã o q u e m s a b e c h e i a d e e r r o s e f a l t a s , m a s q u e p o s s u i a m a s a b e d o r i a d e q u e m f a l a v a e m p ú b l i c o , d i s c u r s a v a c o m a p r u d e n t e a r t i c u l a ç ã o d a s l e t r a s , i m p u n h a m c a t e g o r i a s d e p e n s a m e n t o q u e f a z i a m d e s e u s p o n t o s d e v i s t a p e s s o a i s d i g n o s d e c r é d i t o p o r p a r t e d o p o v o , d e c o n f i a n ç a q u a s e a b s o l u t a e d e f é q u a s e q u e n e c e s s á r i a , a i n d a q u e a s e r v i ç o d e g o v e r n o s e l í d e r e s , q u e l h e s p a g a v a m p o r s u i a i n d ú s t r i a d e s a b i d a s i d e o l o g i a s e p o s s i v e l m e n t e s á b i a s t e o r i a s , d e p r i n c í p i o s r e l a t i v o s e d e v a l o r e s d e s c a r t á v e i s . E m b o r a c o n f i á v e i s a p a r e n t e m e n t e m a n t i n h a m l e i s d o d i s c u r s o q u e o t o r n a v a m a p t o a s e r a b s t r a i d o p e l o s o u v i n t e s e a p r e e n d i d o p o r s e u s i n t e r l o c u t o r e s . N o r m a s c o m o a r e l a t i v i d a d e d a s i d é i a s , o i n d e t e r m i n i s m o d a s p a l a v r a s e o n i i l i s m o d a s l e t r a s a s s i m c o m o o c e t i c i s m o d e s u a s a b o r d a g e n s c r e s c e r a m n o m e i o p o p u l a r e f i l o s ó f i c o c o m o f u n d a m e n t o s d e s c a r t á v e i s s e m c h ã o n e m t e t o s e m p o r t a s n e m j a n e l a s c o n s t r u i n d o u m a r e t ó r i c a c u j a r a c i o n a l i d a d e f a z i a a a p o l o g i a d o s i n t e r e s s e s e m j o g o t o d a v i a r e v e l a d o r e s d e u m a l ó g i c a d i s c u r s i v a b a s t a n t e c o n f i á v e l . A s s i m e r a m o s S o f i s t a s , a r t i c u l a d o r e s d a S o f í s t i c a , a C i ê n c i a d a L ó g i c a r e l a t i v i s t a o n d e a s p a l a v r a s s ã o i n c e r t a s e a s i d é i a s d u v i d o s a s , p o r é m c r e d i t a n d o f é e c o n f i a n ç a p a r a s e u s A u t o r e s . N a s c i a a s s i m a I d e o l o g i a d a I n s e g u r a n ç a p e s s o a l , t a l o o b j e t i v o d e s s e g r u p o d e m e s t r e s s o f í s t i c o s .

2. Uma Lógica insegura

O Filosofar é uma maneira de ser e de viver das pessoas, um modo de se comportar a partir de uma ideologia de vida fundamentada em princípios firmes e sólidos e em valores geralmente estáveis e permanentes, absolutos e necessários, um estilo de pensar e existir no cotidiano segundo regras de uma racionalidade cujas raizes são o indeterminismo dos acontecimentos, o lado cético de conceber a realidade, o modelo niilista de tratar indivíduos e parceiros de estrada e companheiros de caminhada, o tipo de vivência onde a instabilidade das palavras e a inconstância das idéias tornam a existência descartável, o que confere à filosofia de vida e seu jeito novo e diferente de viver uma articulação de pensamentos leves, de letras macias, de palavras doces e idéias suaves, pois o filosofar deve ser manso e equilibrado, bastante sensato, seguindo as raizes de um pensar transformado em canal de saúde e bem-estar para quem faz dele sua norma de vida, o sentido do seu cotidiano e o significado mais fundo e profundo de seu encontro com a realidade de cada dia, noite e madrugada. É o que faziam os mestres sofistas e seus seguidores. Porque da Sofística pode-se apreender o verdadeiro filosofar, abstrair dela as técnicas de persuasão, as regras do discurso, os fundamentos da argumentação bem feita e os princípios de uma retórica cujas raizes são a racionalidade e sua relação com a realidade cotidiana, de onde se constrói o autêntico filosofar de todos os dias, e de cada hora, minuto e segundo. Sim, os Sofistas nos ensinaram a filosofia fácil, a linguagem do povo, o modo correto de interpretar os fenômenos do dia a dia. Assim se constitui a filosofia original propriamente dita, a filosofia pura, em que seu discurso é brando e manso, suave como a música dos passarinhos, leve como as borboletas dos campos, doce como o sonho da padaria e macio como o perfume das rosas vermelhas da primavera. Eis o filosofar verdadeiro. Sua transparência vem da Sofística. Dela nasce a boa interpretação insofismável ainda que a tradição filosófica erroneamente atribua aos Sofistas uma falta de ética e espiritualidade que possuiam a tendência de corromper seus discursos. Os Sofistas, ao contrário, os verdadeiros filósofos.

3. A Instabilidade da Argumentação

A História da Filosofia Ocidental e Oriental tem nos ensinado, a partir dos Sofistas e seus alunos, discípulos e seguidores espalhados pelo mundo afora, certamente, que se precisamos para filosofar de princípios estáveis e valores permanentes sustentadores do discurso filosófico igualmente esse trabalho processual de produzir filosofia se faz por meio de retóricas inseguras e indefinidas, de argumentos sem chão e sem fundamento algum, de raciocínios céticos e indeterminados, de oratórias niilistas e vazias, frágeis e vacilantes, de uma lógica descartável onde as idéias pulam e gritam por um discurso polivalente, de múltiplas funções transitórias, de palavras provisórias e teorias e ideologias cujos princípios, fontes e raizes são a relatividade das coisas, a indeterminação dos fatos cotidianos e o vazio dos dizeres sem bases psicológicas e sem sustentação segura ainda que suas raizes sejam absolutas e seu mundo sustentador seja tranquilo e estável porque trabalha com pensamentos necessários, categorias eternas e uma logística de origem bem consolidada com o tempo e espaço filosóficos. Daí a instabilidade da persuasão sofista gerando conferências duvidosas e inseguras e incertas todavia que refletem o modo de fazer filosofia ontem e hoje. Tal o estilo criativo de desenvolver a atividade filosófica. Esse o jeito dos filósofos filosofarem. De fato, a Sofística nos faz abstrair dela o verdadeiro discurso da lógica e hermenêutica filosóficas. Assim podemos filosofar com facilidade, naturalidade e tranquilidade. Grande Protágoras de Abdera cuja Antropologia Social deu à humanidade o entendimento da natureza humana e a compreensão de seus limites psicossociais, fronteiras ambientais, outras maneiras de aceitar os homens e mulheres e seus problemas, conflitos e dificuldades. A Sofística fez o homem ressurgir.

4. Uma Retórica sem fundamentos

Sofistas como Pródico, Protágoras de Abdera, Antifonte, Trasímaco, Górgias, Hípias, Isócrates e Crítias, de cultura relevante e polivalente, de mentalidade aberta, bastante renovada e liberta de preconceitos o quanto possível, que ignorava superstições religiosas e culturais, fugiam da violência local e regional, circulavam pelas cidades com grande fama de persuadores, gente argumentadora de bons conteúdos filosóficos, profissionais liberais, os primeiros advogados da história da Grécia Antiga, mestres da retórica inteligente, pedagogos surpreendentes e educadores de primeira, gigantes como professores ambulantes, enfim, os produtores de um modo de filosofar original, construíam o saber de modo surpreendente, inovando nas articulações de idéias e palavras, em uma atitude em que sua ética não possuía fundamentos seguros, tranqüilos e estáveis, todavia se firmava em um comportamento indeterminista e cético, incerto e duvidoso, onde o vazio das teorias defendidas e o nada de seus pontos de vista advogados pareciam carecer de uma ideologia substancial embora seus discursos se misturavam com os conhecimentos dos pré-socráticos e de Sócrates, mais tarde Platão e Aristóteles, e ainda os teóricos da filosofia oriental de povos antigos como o Egito e a Mesopotâmia, a Fenícia e os Hebreus, os Caldeus e os Babilônios, e outras nações da época, por volta dos séculos III, IV e V a.C. Como observamos, os Sofistas trabalhavam não só por interesse ou distração, mas igualmente por uma certa vocação para o filosofar, e com isso ganhavam dinheiro para suas necessidades, adquiriam créditos sem fim junto a governos e autoridades, sendo financiados por gente grande e gigante perante essas regiões circunvizinhas. Assim eram os Sofistas. Deste modo surgiu a Sofística e esse seu jeito novo e diferente de filosofar. Desde então, filosofia é algo fácil, leve e natural, cujas idéias e pensamentos brotam de maneira criativa e original, zelando pelo bom conteúdo filosófico, ainda que liberal na sua exposição, inovador na sua produtividade, diferente na sua abordagem e fundamental na sua fidelidade aos jeito lógico e coerente de os filósofos trabalharem a própria filosofia. Criou-se então a Sofística. Creio eu, o verdadeiro e autêntico filosofar, baseado em princípios fortes e valores firmes porém soltos pelo ar, livres pra voar, inocentes sustentadores das indefinições e indeterminações da racionalidade. Tal o modo transparente de fazer e produzir filosofia.

5. A Dúvida construtora do Pensamento

Quem sabe a dúvida e a incerteza não foram artifícios sofistas em busca de uma melhor estratégia de discurso, persuadindo seus ouvintes e interlocutores sobre as matérias discutidas, argumentando em favor dos interesses de quem lhes pagavam bem para falar em público. Assim os mestres da Sofística construiam um pensamento certo e original e criativo, de conteúdo alegre e festivo, de retórica inteligente e bem distribuida, inovando na conquista do seu povo, trazendo-o para as intencionalidades mais obscuras, tendencialmente não transparentes, mas que talvez fossem verdadeiras no seu ponto de vista e autênticas na sua visão da realidade. Em suas viagens e movimentos permanentes, os professores indeterministas criavam interpretações diversas e adversas, diferentes e contrárias, sobre os variados assuntos e temas do dia a dia, de acordo com as razões da sua clientela e freguesia, que lhes creditavam não só dinheiro ou capital todavia inúmeros favores e grandes benefícios em prol da realização de suas metas e objetivos e satisfação de seus anseios, desejos e necessidades, aspirações que os Sofistas gostavam de dispor na consecução de seus resultados de opiniões bem geridas e argumentos bem colocados. Deste modo, os pensamentos se geravam, a defesa de seus clientes se operava, e sua advocacia se exercia com autoridade, competência e legitimidade, pois os docentes da Sofística tinham a idoneidade, a capacidade e a funcionalidade de que gozavam os filósofos da época sobretudo Sócrates, Platão e Aristóteles. Com Protágoras de Abdera, os Sofistas passaram a ser bem remunerados.

6. O Saber Indeterminável

Qualidades, virtudes e bons sentimentos e atitudes não faltavam nos mestres da Sofística, que, em Pródico, se refletiam na sua criatividade e originalidade de argumentos; em Hípias, a solidez do discurso e a variabilidade de idéias e conhecimentos; em Górgias, a coerência lógica e a persuasão dialética; em Antifonte, a firmeza dos pensamentos junto com o seu poder cético de misturar teorias e desenvolver ideologias diversas e adversas; em Isócrates, a beleza das formas e a riqueza de conteúdo; em Tamasico, a construção positiva e o otimismo de uma retórica feita de diferenças e contrários; em Crítias, a evolução das palavras bem articuladas; e enfim em Protágoras de Abdera, a experiência do bom comportamento capaz de gerar pensamentos que valiam grandes somas de capital. Assim, os Professores Sofistas ganhavam fama nas cidades por onde passavam, fazendo progredir a cultura das regiões, movimentando a economia ainda instável e fortalecendo a política de grupos e comunidades interessados em poder e imagem junto a seu povo. Cresciam então as atividades comerciais, o artesanato e a música, as artes marciais e a luta livre, o culto religioso e a moral descartável. Nesse mundo rico de mentalidades plurais, sobressaia a docência sofista, desenvolvendo pois um novo e diferente estilo de filosofar, feito com um jeito outro de abordar as matérias filosóficas sobretudo enfatizando os fenômenos da realidade cotidiana, como por exemplo a política urbana e rural, a vida social, as relações comerciais, o trabalho de cada dia, a vivência familiar, o pagamento de taxas e impostos, a circulação da moeda e do dinheiro, os debates em praça pública, o intercâmbio de opiniões, pontos de vista e bate-papos nas esquinas das cidades; o troca-troca de idéias e pensamentos e outras coisas mais. . Desta maneira, progredia a vida dos cidadãos de Atenas e afins. Seus discursos não tinham uma determinação rígida, austera e rigorosa. Ao contrário, tudo era indeterminável.

7. O Complexo das questões indefiníveis

A Arte da Sofística ao nos ensinar os fundamentos do verdadeiro filosofar nos mostrou que a filosofia é feita dentro da realidade cotidiana embora seus temas e assuntos predominantes também se façam fora dela nas categorias do ser, do existir e do pensar, nas instâncias dos sentimentos mais profundos e das experiências éticas e espirituais mais fecundas, nas realidades da vida de cada instante e na sociedade em que estamos inseridos em suas esferas política e econômica, social e cultural. Deste modo, nos ofereceu os princípios de um filosofar estável e criativo, tranquilo e polivalente, consolidado com o tempo e seguro em suas abordagens diversas, em suas interpretações céticas e niilistas, em sua visão da realidade bastante indeterminista de indefinições constantes e de instabilidades permanentes, porém sustentadas por uma riqueza de conteúdo onde sobressaem a liberdade de expressão, a universalidade de idéias, a relatividade do discurso, um jogo de palavras indefinível, sujeito às regras da indeterminação, construido com a desconstrução da violência dos conceitos e a agressividade das definições, um processo de criação em que os Sofistas acreditavam na beleza das letras, na riqueza do conteúdo e na grandeza da arte filosófica, para isso empreendendo trabalhos, esforços e empenhos em gerar um estilo de filosofar muito aberto, renovador de argumentos e liberto das tiranias dos preconceitos e das atitudes supersticiosas complicadoras do discurso enquanto tal. Com efeito, surgiu um novo modo de abordar a filosofia com pensamentos livres e soltos, idéias criativas e originais, argumentos sólidos, firmes e fortes, e uma ação persuasiva bem fundamentada, dirigida por valores constantes e regras estáveis mesmo que garantindo o desenvolver da relatividade do discurso, do ceticismo das idéias, do niilismo das palavras e do indeterminismo das questões e respostas levantadas. Nasceu pois um filosofar novo e diferente, belo como a arte, simples como a filosofia, e rico como os conteúdos desenvolvidos. É a arte de filosofar com a simplicidade de palavras baseadas no discurso de um filosofar característico dos grandes mestres da Sofística como Protágoras de Abdera, Górgias, Pródico, Hípias e Isócrates.

8. Nadar no Vazio das Idéias e das palavras

Se pudéssemos definir a Sofística, o que diríamos ? É a Arte da persuasão e do convencimento sob argumentos vazios e nadantes, de idéias vacilantes e palavras instáveis, descartáveis e insustentáveis, onde o discurso é transitório sem fundamentos permanentes, de retórica solta no ar e livre para voar, liberta das amarras de princípios absolutos e de valores necessários, permanecendo como que uma viagem das letras que mergulha no oceano das palavras sem chão nem teto sem portas nem janelas, livre para defender os interesses em jogo e advogar as intencionalidades mais obscuras em troca de dinheiro ou de créditos diversos e plurais, garantidores das necessidades e anseios de quem trabalha com a argumentação dos pensamentos. Assim , os Sofistas circulavam pelas regiões gregas e circunvizinhas desenvolvendo um outro jeito de filosofar, um novo modo de abordar a filosofia, uma diferente maneira de fazer conteúdos filosóficos. Dizem os especialistas, que se trata do verdadeiro filosofar, de princípios orientadores da boa argumentação de idéias conectadas entre si e articuladas de tal modo que possam cumprir seus objetivos de defender não a verdade mas os interesses de seus credores financeiros, autoridades e governos constituidos, como o pagamento de impostos por exemplo. Era o Reino dos Sofistas entre nós.

9. A Linguagem personalizada

A Grandeza da Sofística e o que de bom mais a caracteriza é a sua capacidade de personalizar as palavras, individualizar a linguagem, oferecer um caráter pessoal aos argumentos expostos, aos discursos empreendidos e às idéias criadas com a originalidade dos pensamentos muitas vezes sem conteúdo e sem fundamento algum, todavia que tem na beleza da forma como se faz filosofia e na sua riiqueza de expressão a chave de um filosofar autêntico cuja transparência é a verdade das letras livres definidas pela sua indefinição linguística. Deste modo, surgem as idéias, os conhecimentos se fazem e as palavras se constroem com a sabedoria de quem transforma a liberdade da argumentação em segredo para o bom sucesso da retórica metamorfoseada pela criatividade do filósofo. Assim as palavras brotam com fecundidade fazendo germinar o verdadeiro sentido do filosofar propriamente dito. Então, a filosofia se faz arte, a arte da argumentação bem feita de princípios sólidos, fundos e fortes. Sua firmeza convive com o lado descartável das palavras e a transitoriedade das letras. Assim se constrói um filosofar novo e diferente.

10. Vivemos de pontos de vista

Um dos aspectos positivos da Sofística é a viabilidade de desenvolver pontos de vista diferentes, criando-se argumentos originais de idéias interativas e palavras que compartilham conteúdos ricos de repertório cultural, possibilitando o intercâmbio de pensamentos, que se relacionam produzindo cabeças boas interligadas por visões da realidade de excelente matéria filosofática. Foi o que fizeram os Sofistas, articuladores de pontos de vista, de onde surgiam ideologias novas e teorias diferentes, convergentes e concordantes ainda que tendencialmente contrárias umas às outras. No entanto, os professores Górgias e Protágoras de Abdera possuiam a arte de filosofar com originalidade e criatividade, fazendo da liberdade o caminho de produção de idéias interativas e de um jogo de palavras convergentes entre si. Deste modo, o povo era convencidso de suas intencionalidades defensoras dos interesses de grupos e autoridades que lhes pagavam um bom capital para que eles argumentassem em favor de seus governos. Com isso, ganhavam fama e crédito junto ao povo e aos poderes constituidos. Os Sofistas eram mestres da persuasão positiva embora a mentira e o ceticismo muitas vezes tomassem conta de suas retóricas descartáveis, inseguras e inconstantes. Contudo, sua busca por uma argumentação sadia contagiou a tantos, que abraçaram esse jeito novo de fazer filosofia. Filosofavam livremente. Daí a crítica de Sócrates, Platão e Aristótelews e outros especialistas da arte de filosofar.

11. Visões da realidade diferentes e até contrárias

Entre os mestres sofistas o jeito de argumentar variava, o modo de discursar era diverso e adverso e a maneira de persuadir era diferente e até contrária umas às outras, fazendo de cada sofista um verdadeiro criador de argumentos, inventor de uma lógica incomparável, produtor de uma retórica bem articulada e elaborada, de literatura distribuida, de conteúdo interativo, que convencia as multidões, deixadas se levar por palavras aparentemente confiáveis, de crédito duvidoso, de fé insegura, mas que serviam para garantir os interesses das autoridades e governos constituidos, apologia essa que guardava as boas ou más intenções dos mais poderosos. Deste modo, idéias valiam grandes somas de capital, discursos eram de moeda grande, e suas orientações e advocacias sustentavam os desejos e necessidades desses professores da Sofística. Filosofavam sim com gigantesca sabedoria, faziam arte com as letras, enriqueciam seus discursos com pensamentos criativos e originais, garantidores da boa persuasão e da excelente argumentação. Sua verdade era as idéias bem produzidas e as palavras bem articuladas. Sua preocupação era com o convencimento do povo não se importando com o erro ou acerto do discurso e das palavras empreendidas. Queriam sim seu objetivo: convencer as sociedades dos interesses do rei. E não é que conseguiam!

12. Interpretar da minha maneira

Um dos caracteres fundamentais para a compreensão e entendimento da cultura e mentalidade dos Sofistas é sem dúvida a sua capacidade e vocação para interpretar a realidade cotidiana e assim defender os interesses de seus financiadores e fazer a apologia de suas intencionalidades obscuras mas que tornavam os professores da Sofística campeões de audiência pública, famosos por suas persuasões bem articuladas e suas argumentações muito sofisticadas, o que os transformava em mestres da retórica convincente, que fazia a cabeça das multidões, monitorava sua consciência em dúvida e carregava de incertezas sua inteligência aparentemente boba e explorada pelos argumentos nem sempre bem intencionados dos docentes sofistas, que deste modo ganhavam mais seguidores, adeptos e simpatizantes de sua filosofia descartável, de ideologia vagante, efêmera e inconstante, de teoria transitória e sem sustentabilidade, de letras voadoras e que viviam sem bases fundamentais onde a linguagem tinha como princípios a abordagem instável e uma linguística sem raizes permanentes, já que então, naquele período da história grega antiga, séculos IV e V a.C., tudo era sem chão nem janelas, sem portas nem teto, discursos feitos de surpresa, improvisados, e eis que de repente surgiam as idéias, os pensamentos voavam libertados por uma inteligência criadora de conteúdos originais, polivalentes e multifuncionais. Assim se desenvolvia a Sofística, a Arte de Filosofar.

13. Superar desvios e aberrações

Talvez o grande pecado dos mestres sofistas foi o de não levar um comportamento ético adequado e desenvolver atividades de boa índole material e espiritual, preferindo quem sabe alternativas como o desvio de atitudes, a aberração de princípios e valores, o compromisso mais com o capital do que com a saúde mental e emocional, a preferência por ações desviantes como defender os interesses de governadores fazendo a cabeça do povo, advogar idéias e pensamentos descartáveis abraçando uma lógica sem sustentabilidade psicológica e social, o que os tornava embora “amigos da gente” pessoas sem interesse pela boa compostura e sem a opção de buscar um bem-estar moral e religioso que fosse satisfatório, saudável e agradável. Por isso mesmo, ainda que “os preferidos das populações visitadas” possuissem uma conduta duvidosa, algo que os identificava como indivíduos interesseiros sem uma desenvoltura social e coletiva, abstraindo suas operações de pontos de vista pessoais e visões da realidade onde o personalismo e a individuação sobressaiam mais que as intencionalidades públicas, mesmo que lutassem por ideais que não eram os seus. Faltou-lhes entretanto esse lado ético saudável e uma espiritualidade agradável que os transformassem em gente transparente, identificadas com a verdade de suas argumentações e a autenticidade de suas persuasões, ainda que sua retórica por diversas vezes advogasse a mentira, os distúrbios de caráter e as alterações de personalidade, já que sua defesa de aumento de impostos e elevação de taxas e salários de funcionários custassem sim sua boa condição ética e sua força moral diante das autoridades, financiadoras de sua profissão discursiva. Mesmo que o erro e a falta os perseguissem em suas viagens e locomoções pareciam pessoas bem intencionadas até verdadeiras pode ser. Gosto dos Sofistas como cidadãos que trabalhavam para a boa filosofia embora seus discursos por muitas vezes mantivessem a má estrutura de ação de seus comportamentos céticos, niilistas e relativistas, e igualmente indeterministas. Sim, estou com os Sofistas. Aprecio sua conduta amante da boa prática filosófica.

14. Ultrapassar limites e fronteiras

Criar idéias e desenvolver pensamentos, articulando argumentos e produzindo uma persuasão lógica, fazer brotar a filosofia com fundamentos nem sempre seguros e tranquilos, talvez seja uma das vias de possibilidade da Sofística, que ao formalizar a retórica e defender interesses alheios, advogar intencionalidades obscuras e lucrar com o financiamento de capitais elevados, define como pode ser o filosofar original e criativo onde os conhecimentos são ricos de conteúdo e sua articulação lógica e ontológica parece transformar a consciência pensante, cognoscente e discernente, em canal de criações de palavras em que as idéias surgem com liberdade, criatividade e universalidade, tornando a apologia aprovada pela mente popular e abraçada por gentes de todos os tipos, recebendo os mestres sofistas, como Protágora de Abdera e Górgias, em suas andanças, viagens e locomoções pelas regiões da Grécia Antiga, determinando ideais relativistas e sonhos niilistas, imaginações céticas e teorias indeterministas, colorindo com a beleza das formas e a grandeza dos discursos, a riqueza da matéria filosófica propriamente dita. Deste modo, se superavam as fronteiras da inteligência e se transcendiam os limites da racionalidade, ultrapassando então as definições linguísticas e as determinações da linguagem. Então, o filosofar se tornava arte e a filosofia uma ciência com caracteres universais e necessários. Era a Sofística que crescia no meio do povo, que aprovava sua intervenção filosófica nos assuntos , temas e realidades do dia a dia. A Sofística então fez-se bela.

15. Transcender a falta de ética

16. Os Argumentos, um bom capital

Para os Sofistas do século IV a.C. em pleno regime pré-Pólis da constituição das Cidades Gregas como Atenas e suas circunvizinhas, as palavras valiam dinheiro e o grande capital era a medida de uma ótima defesa e apologia quando se defendiam os interesses de autoridades e governos fazendo-se uma gigantesca argumentação muitas vezes sem fundamento algum, sem princípios sustentáveis e sem raizes na própria filosofia comumente dita. Sua retórica era vazia e nadante, seus argumentos livres para "inventar" letras e discursos radicalmente inseguros, intranquilos e sem garantia alguma de base ideológica. A Sofística se desenvolvia por meio de grandes moedas, capitais e dinheiro que seguravam as idas e vindas desses Professores da Ginástica Sofística de idéias perambulantes e de teorias em movimento, articuladoras da apologia e da defesa de governos constituidos, autoridades competentes e empresários ricos capazes de oferecer garantias financeiras a esses mestres argumentadores que recebiam uma boa "grana" para advogar o aumento de impostos das Cidades, a elevação necessária do salário dos funcionários públicos, a cobrança de altas compensações econômicas pelos serviços oferecidos pelas Prefeituras e o incremento de obras financiadas pelo dinheiro dos mais poderosos. Assim, a Sofística concebia os argumentos como grandes mercadorias de troca quando então faziam intercâmbios de cultura com moedas de alto valor financeiro. Sim, a cultura e os conhecimentos valiam dinheiro. E deste modo os docentes da Sofística lucravam grandes capitais para a satisfação de seus desejos e a realização de suas necessidades. Assim cresceu esse novo modo de fazer filosofia. De letras livres, de palavras sem compromisso e de idéias mobilizantes. Eles mobilizavam as sociedades gregas.

17. Filosofia, uma Arte

Filosofia e Arte se encontram na Sofística. Nela, os Sofistas, artistas e filósofos, fazem um jeito novo e diferente de abordar o discurso dos amigos da sabedoria, carregando-o da liberdade de expressão, da leveza e maciez das palavras, da doçura das idéias e pensamentos, da suavidade de conteúdos ricos de um conhecimento plural e variável onde o tempo e o espaço cedem seus lugares para que a arte do filósofo se desenvolva em meio ao ceticismo de alguns, o relativismo de outros, o niilismo de tantos e o indeterminismo de alguns poucos. Parece que os professores Górgias e Isócrates, Protágora de Abdera, Pródico e Hípias, Tamasico e Crítias, e Antifonte, inventam a lógica da argumentação, produzem uma retorica descartável, sem princípios nem fundamentos, sem raizes nem bases científicas, ignorando a estabilidade da persuasão que se transforma na transitoriedade das letras e na instabilidade da linguagem, sustentadas por valores filosóficos como a universalidade, a criatividade, a liberdade, a originalidade, a particularidade, a singularidade, a simplicidade, a luminosidade, a abertura, a novidade, a riqueza de conteúdo, a excelência de virtudes, a beleza das formas, a grandeza do discurso, a segurança da argumentação, a tranquilidade da retórica, o repouso da persuasão, o movimento das idéias, a articulação lógica das palavras, letras inflamadas de pensamentos quentes soltos pelo ar e livres para voar. Assim era a Sofística. Hoje, a filosofia que se transforma em arte. A Arte do Discurso. Arte e Filosofia se encontram.

ANEXO – A

O “Ápeiron” de Anaximandro de Mileto e a Sofística de Protágoras de Abdera – Interações Positivas

Os séculos IV, V e VI a.C. refletem para nós um contexto filosófico e social onde os Sofistas como Protágoras de Abdera e Górgias discutiam com os pré-socráticos e Sócrates a possibilidade da verdade e do conhecimento, tendo a Sofística original posto em dúvida essa viabilidade enquanto que os primeiros filósofos defendiam a transparência do saber feito com autenticidade onde a verdade do ONTÓS caminhava de braços dados com a verdade do LOGOS. Entre eles, Anaximandro, discípulo de Tales, propunha o Princípio Indeterminado, o “ÁPEIRON” que, mais tarde, fez com que alguns mestres de lógica e metafísica, relacionassem esse Princípio Indefinível com a atividade sofista, pois em seus discursos itinerantes, argumentações vazias e sem fundamento e retóricas transitórias e duvidosas, os Sofistas pressupunham o Indeterminismo, o “ÁPEIRON”, como fonte de suas oratórias nadantes e de seus pensamentos céticos e niilistas, talvez assim os tornassem creditáveis perante o público, de confiança diante dos Chefes de Estado e de fé popular, transformando-se então em advogados da persuasão, criadores de idéias e produtores de palavras tontas, vacilantes e sem raizes sustentáveis. Abraçando o “ÁPEIRON”, os Sofistas desenvolveram com seu teórico principal, Protágoras, toda uma Antropologia Social que segundo o mestre faz do “homem, a medida de todas as coisas”. Tal falar inconstante e instável de oratórias infundadas e passageiras fez da Sofística a base do verdadeiro Filosofar, constituindo-se posteriormente os bons princípios e valores da consciência humana, estáveis e seguros, tranquilos e absolutos, orientadores da conduta humana por toda a presente e futura jornada da humanidade. Tal a relação interativa entre o “ÁPEIRON” e a SOFÍSTICA.

ANEXO – B

A Sofística, uma realidade cotidiana atual

No meio dos estudantes universitários, na luta e discussão de partidos políticos, nas políticas públicas de Prefeituras e Órgãos do Governo, nos Simpósios e Conferências de Empresas e Faculdades, nas salas de aula do Estado e Município, na apologia de interesses de grupos governamentais, na defesa de intencionalidades de líderes e dirigentes de ONGs, enfim, onde haja um discurso a fazer, um direito por combater, um dever a cumprir, algo a ganhar, um crédito a considerar, a presença da atividade sofista se vê insistente. Na hora do discurso ou da argumentação persuasiva, põem-se idéias, teorias e ideologias como ferramentas de retórica a lucrar com a manipulação das consciências alheias, o manuseio das cabeças inocentes, a exploração da irracionalidade dos argumentos, a incerteza das “verdades” postas para todos, as dúvidas nas palavras debatidas, o vazio das oratórias sem fundamento, céticas e niilistas, transitórias e inconstantes, relativas e indefinidas, nadantes e indeterminadas, sempre com o objetivo de enganar o povo, ou obter créditos ao fazer a cabeça das pessoas. De fato, a Sofística é real e atual. Está presente nas escolas e universidades, na política e nas empresas, nos governos e prefeituras, como por exemplo a tentativa de aumentar impostos, elevar taxas sociais e produzir leis e regras de conduta que quem sabe alienam a sociedade dos verdadeiros interesses em jogo. Nem de boas intenções vivem os cidadãos. Aberrações e corrupções estão por toda parte. Pessoas são pagas para convencer multidões e persuadir grupos e indivíduos a fim de sustentar intenções obscuras, aberrantes e alienantes. Sim, a Sofística é uma realidade hoje.

ANEXO – C

O Pensamento descartável

Os Professores Sofistas e seus discípulos, desde a Antiga Grécia até nossos dias atuais, em suas andanças e viagens, peregrinações e locomoções, propunham um discurso itinerante quando defendiam os interesses de governos e altas autoridades das regiões visitadas, palavras descartáveis e idéias transitórias, uma oratória sem raizes ideológicas, argumentos sem premissas e conclusões, um raciocínio sem fundo de letras vacilantes, inseguras e incertas, uma retórica duvidosa e não científica, pois cruzavam os caminhos produzindo ideologias inventadas na hora, sem preparo programático, sem planejamento preciso, ignorando a lógica fundamental necessária para uma conferência de princípios estáveis e valores permanentes. Ao contrário, seus dizeres eram sem normas e fontes concisas, palavriados soltos e feitos de surpresa, sem preparo algum mas construidos de uma ora para outra, sem avisos pré-fabricados ou planos de futuro não consolidados. Deste modo, surgiu uma atividade filosófica gerada com o tempo e o exercício teórico e doutrinal de Protágoras e Górgias principalmente, articulando-se assim então o verdadeiro filosofar de diretrizes indefiniveis e orientações indeterminadas. Hoje, fazer filosofia é buscar essa estrada do ceticismo ambulante, do indeterminismo processual e do niilismo mobilizador de letras, idéias e palavras sem fundamento algum, todavia constituidores do pensar leve, da interpretação fácil, da visão da realidade construida com inconstância e instabilidade, porém produtores de princípios e valores mais tarde seguros, tranquilos e permanentes, o que caracteriza bem a arte de filosofar. Portanto, esse pensamento descartável sustentado por raizes fundas, fecundas e profundas é propriamente a maneira correta de transformar-se idéias e conhecimentos em teorias e práticas filosóficas. Tal o filosofar de nossa realidade moderna.

ANEXO – D

A Insofismática e a Sofística

Longe de ser um apelo ao erro, a Sofística é a Arte do Discurso e da Persuasão enquanto tal, de conteúdos ricos e de argumentos bem articulados, enquanto que a Insofismática é a Ciência que busca os fundamentos da verdade e do conhecimento em geral zelando para que a transparência das idéias e das palavras comungue com a experiência de autenticidade da realidade cotidiana. Ambas se aproximam pela logicidade filosófica e se distanciam porque a Ciência Insofismática enfatiza o apelo à verdade e a Sofística cuida da essência da argumentação sem compromisso necessário com a constituição e efeitos da verdade. A primeira pede a autêntica mostragem e demonstração da verdade, já a segunda permanece fiel à arte da persuasão dispensando o indispensável, que seria abraçar de todas as maneiras a responsabilidade de fazer da verdade a lei do discurso. A Sofística é mais arte que filosofia, visto que a Insofismática é mais ética do que ciência. Ambas caminham juntas porém se separam quanto à possibilidade da verdade, ficando os Sofistas apegados às normas com liberdade da substância da retórica, o que viabiliza a ação dos Insofismáticos que se engajam na defesa e apologia da verdade lógica e ontológica, ética e social. São convergentes mas tendem à discordância.

Nenhum comentário: